Santos precisa abrir o olho para não passar um dos maiores vexames da história
Diante da má fase que o Santo vem enfrentando neste início de temporada, a mudança nos critérios de classificação para a Copa do Brasil de 2024 se tornou uma dúvida geral, com medo de não garantir a vaga na competição que melhor paga no país.
Em 26 de dezembro de 2022, a CBF anunciou novo regulamento da Copa do Brasil de 2023, além de uma mudança nas regras para a edição do ano seguinte. Antes, dez vagas eram garantidas através do Ranking Nacional de Clubes.
A partir de 2024, os clubes que disputarão a Copa do Brasil serão definidos de outra maneira. A competição terá 12 vagas para os clubes classificados à Libertadores, campeões da Copa do Nordeste, da Série B do Brasileirão, e outros clubes da Série A.
Além de 80 vagas para clubes classificados pelos torneios estaduais. No caso de São Paulo, a entidade dá direito a seis vagas, sendo cinco delas pelo Paulistão e uma para o vencedor da Copa Paulista.
Possibilidades do Santos
Caso o Santos consiga a classificação à Libertadores de 2024 através do Campeonato Brasileiro, já estará na Copa do Brasil, visto que os seis primeiros colocados ganham o privilégio. Fora o campeão da própria competição, ainda restam duas vagas para os melhores colocados na Série A. Pode haver uma mudança caso algum brasileiro ganha a Sul-Americana ou Libertadores
O Paulistão dá direito a cinco vagas na Copa do Brasil. Na teoria, elas vão para os quatro times da semifinal e o time eliminado nas quartas que tiver o melhor aproveitamento. Atualmente, o Santos é o lanterna do Grupo A com dez pontos.
Caso não atinja tal fase, e sem contar com sua posição final no Brasileiro, o time precisa torcer para uma combinação de resultados. Pegando o caso atual, o Santos deve torcer para o Red Bull Bragantino junto aos rivais da capital paulista para irem até as quartas do Paulista, e para a Libertadores através do Brasileiro.
Na ocasião, a equipe que ficar em nono do Paulista consegue a suada vaga na Copa do Brasil, uma vez que ficaria com a nona colocação. Também há a chance de alcançar a competição caso fique em décimo no Paulistão.
Para isso acontecer (pensando no cenário atual), Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino necessitam atingir as quartas do Estadual e garantirem a vaga na Libertadores pelo Brasileirão. Junto a isso, Mirassol, Botafogo, Ituano ou Guarani devem, obrigatoriamente, chegarem nas quartas e conquistarem o título da Série B do Campeonato Brasileiro.
Caso queira depender de si novamente, o Santos pode se inscrever na Copa Paulista, que reúne clubes das Séries A-1, A-2 e A-3 que não possuem vaga em torneios nacionais. Na última edição, o Santos colocou o time de aspirantes para disputar a competição, e foi eliminado na primeira fase.